sábado, 8 de janeiro de 2011

A Santa Paciência



Estou realmente empolgada por estar aqui novamente e devo confessar que foi difícil selecionar entre os temas que eu havia pensado o que seria o assunto de hoje.

Hoje resolvi falar sobre a paciência e vou falar desse assunto porque estou tendo que aprender e reaprender sobre a paciência.

Caso procure no dicionário ou em livros o que é paciência você provavelmente encontrará algo como: Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.

Não é lindo? Seria caso fosse uma virtude que todos pussuissem ou algo fácil de controlar e o grande fato é que ter paciência em todos os momentos é estremamente complicado e sinceramente eu não ando possuindo muito essa virtude, aliás não ando nem mesmo conseguindo fingir que tenho paciência.

Se mesmo em épocas onde tudo vai bem é difícil manter esse equilibrio e ter paciência independente das situações quando se está vivendo um emaranhado de situações caóticas ou mesmo uma rotina puxada e estressante ter paciência é praticamente tão fácil quanto encontrar um poço de água no meio do Saara.

Faz parte de nossas vidas o relacionamento com outras pessoas e para que esse relacionemento seja bom é fundamental que se tenha paciência para entender e respeitar as diferenças, o comportamento, as dificuldades, os pensamentos das outras pessoas e além disso tudo é preciso de paciência, aliás de muita paciência para lidar com nossa própria vida, nossos problemas, dificuldade, nossos sonhos, nosso trabalho, nossos relacionamentos, é a paciência que vai definir como vamos enfrentar as coisas, como lindaremos com elas.

O que quero deixar bem claro é que ter paciência não quer dizer ser uma pessoa acomodada, que sempre acha que tudo está bom do jeito que está e que vive engolindo sapos, ter paciência é saber lidar com as situações de forma madura e humana, procurando sempre a melhor opção, mantendo o controle e equilibrio, mas nunca colocando de lado seus princípios ou as coisas que são importantes para você.

A busca pela paciência deve ser constante e devemos dar a ele a mesma importância que damos para coisas
como, por exemplo, o sucesso profissional e pessoal e é claro que nem sempre vai ser fácil, afinal muitas vezes é difícil ter que esperar algo, compreender a opinião tão diferente dos outros, as dificuldades que aparecem diariamente na nossa vida, os desafios e obrigações que exigem o máximo de nós e nos vemos na situação de não saber o que fazer e a única vontade que temos é de jogar tudo para o auto e dizer: “Para mim já chega!!” e se você assim como eu está em uma situação similar pense no que vou dizer agora: Surtar está te ajudando a resolver alguma coisa, está tornando as coisas estão mais fácil ou mais difícil com esse descontrole?

Pois é, não difícil saber que não ajuda nada surtar e que realmente o grande negócio é manter a paciência, se é difícil pense que tendo paciência você estará melhor para resolver toda essa situação e quando isso tudo passar vai ter valido a pena.

E para finalizar deixo um pensamento que eu achei fantástico sobre paciência:
A paciência faz contra as ofensas o mesmo que as roupas fazem contra o frio; pois, se vestires mais roupas conforme o inverno aumenta, tal frio não te poderá afetar. De modo semelhante, a paciência deve crescer em relação às grandes ofensas; tais injúrias não poderão afetar a tua mente.”

3 comentários:

  1. Adorei o seu post Elo!

    Concordo inteiramente com o pensamento exposto. A paciencia é a chave de todo o sucesso!!

    Amo Vc!!

    Bjão

    Renato

    ResponderExcluir
  2. realmente, taí uma coisinha difícil de ter.
    mas percebi que paciência é uma coisa que vem com o tempo. e é como um músculo que precisa ser constantemente exercitado para desenvolver-se.

    hoje estava com a melissa, minha irmãzinha, e percebi o tanto que ela é extremamente impaciente.
    fui ficando agoniada com aquilo tudo, até que lembrei que quando eu tinha 8 anos (a idade dela) eu era igual, senão pior.
    e dei graças a deus por perceber o quanto cresci nisso e nem percebi.
    ô grória!

    ResponderExcluir
  3. Otimoo texto!^^

    De fato a paciência é essencial para ter sucesso.As pessoas precisam entender que leva tempo para se alcançar os objetivos e nunca pensar em desistir por mais que os resultados demorem para aparecer.

    Eu sou um otimo exemplo de pessoa paciente...hauhah! xD

    Espero ansiosamente o proximo post!

    Beijos

    ResponderExcluir